Arquivo do blog

Seguidores


♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

Câmera

Borboleta

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11 De Setembro Dia Do Cerrado

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado.

O clima do Cerrado é tropical sazonal, ou seja, de inverno seco. Lembra o clima de um deserto, bem quente durante o dia e frio à noite. A temperatura não varia muito durante o ano, ficando entre 22º e 23º graus. Nos dias mais quentes, na época de seca (entre maio e setembro), a temperatura chega até a 40 graus. Durante o dia, a umidade do ar fica muito baixa, podendo chegar a 15%. Nessa época, nossa pele fica muito ressecada, o nariz fica seco e pode até sangrar.
As queimadas no cerra
do são freqüentes. É quase impossível protegê-lo do fogo: como o clima é muito seco, há um acúmulo enorme de palha, folhas secas tornando mais fácil o fogo se espalhar. Qualquer descuido pode provocar grandes queimadas, até mesmo raios que caem no início do período de chuvas.
O relevo é plano e fica em altitudes elevadas, ou seja, acima
do nível do mar. São os chamados planaltos.
 
A flora é muito variada, com muitas espécies de árvores e plantas. Bonito é ver toda aquela vegetação seca e um pé de Ipê amarelo bem no meio colorindo o cerrado. As árvores do cerrado são diferenciadas, pois têm o tronco torto e folhas grandes. Segundo a Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária - EMBRAPA, são mais de 6 mil espécies, mas ainda é uma área pouco estudada.
                                                                                                    
Muitos animais também são encontrados no cerrado. Não se sabe ao certo a quantidade de espécies, mas sabe-se que a diversidade de insetos é muito grande. Os animais vertebrados (animais que têm esqueleto) são muitos também. Encontramos no Cerrado alguns tipos de cobra, como jibóia, cascavel e jararaca, lagartos, urubus, tucanos, papagaios, lobos-guará, gaviões, tatus, veados, tamanduás, antas, onças-pintadas e emas.

Nenhum comentário: