Arquivo do blog

Seguidores


♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

Câmera

Borboleta

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dia do Órfão 24 de dezembro

                                            Dia do Órfão


   O dia 24 de dezembro, véspera de Natal, é dedicado aos órfãos. Nesta data, comemorada em clima de confraternização familiar, crianças órfãs aguardam a chegada de uma surpresa, de um presente ou de uma visita, com um sentimento muito especial. O ser humano e o mais sociável de todos os seres vivos, porém o mais frágil e dependente de todos os seres vivos. Necessitam de ajuda dos pais, familiares, professores e pessoas mais velhas para se desenvolver. Precisa da segurança de um contato físico permanente para se identificar e ser independente.
OS DIREITOS DOS ÓRFÃOS

  Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entende-se por família natural a “comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes”. Quando o menor perde os pais, é encaminhado para alguma entidade, instituição ou casa de passagem como primeira medida. Após as determinações iniciais, o Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, encarregado pela comunidade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança, encaminha o caso para o Ministério Público. Passado o processo pelo Ministério Público, a Justiça da Infância e Juventude são acionadas e necessita ter conhecimento de todas as etapas enfrentadas pela criança para poder tomar as medidas cabíveis.

             Muitas pessoas importantes no nosso meio foram órfãos.O escritor Euclides da Cunha nasceu em 20 de janeiro de 1866, em Cantagalo, província do Rio de Janeiro. Aos três anos, ficou órfão de mãe e foi morar com os tios. No ano seguinte, perdeu a tia que assumira o papel de segunda mãe. Passou a viver com outros parentes, mudando algumas vezes de cidade e passando por vários colégios. Os Sertões é a mais famosa obra de Euclides da Cunha (1866-1909), que escreveu ainda Contrastes e Confrontos (1907); À Margem da história (1909) e Peru Versus Bolívia (1907), além de eventualmente fazer poesia.


 EUCLIDES DA CUNHA Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: